Esse baita livro, do jornalista Mário Magalhães, reúne pelo menos duas grandes aulas:
- de história do Brasil (narrando a verdadeira face das ditaduras do Estado Novo e Militar);
- e de jornalismo investigativo (com uma análise rigorosa de documentos oficiais e reportagens, além da realização de entrevistas tanto com antigos militantes da ALN, quanto com ex-agentes do Dops).
Hoje, mais do que nunca, é preciso não se deixar levar pelas narrativas distorcidas de quem não quer que se conheça a história de vida – e o exemplo de luta – de Carlos Marighella! Não é por acaso que ele foi considerado o inimigo nº 1 da ditadura e do fascismo no Brasil!
Tudo que aconteceu do final da Primeira Guerra, passando pela Segunda Guerra Mundial ? com a ascensão de regimes nazifascistas -, e culminou com a Guerra Fria, explica a influência e adesão ao fascismo para além da Alemanha, de Hitler, e a Itália, de Mussolini, no Brasil.
Nos dois períodos de ascensão do fascismo, por aqui, houve resistência mesmo dentro das Forças Armadas – como na Revolta Comunista, de 1935, e na Revolta dos Marinheiros em 1964 -, mas não podemos permitir que se criem falsas simetrias entre quem adotou a tortura como política de Estado e quem aderiu à luta armada para combater o fascismo!
Leitura indispensável!
Gosta do nosso conteúdo? Então te inscreve em nosso Canal no YouTube e nos acompanha no Instagram!
Confere a resenha que já está disponível em nosso canal no YouTube: