Mais um quadrinho, direcionado ao público adulto, que temos a satisfação de divulgar no Sujeito Literário.
Em “Degenerado”, a quadrinista francesa Chloé Cruchaudet suscita discussões importantes, como o respeito à diversidade e a violência contra a mulher. A obra é baseada no livro “La garçonne et l’assassin”, de Fabrice Virgili e Daniéle Voldman, que narra a história de amor e conflitos de Louise e Paul (seu marido travesti), que se torna um desertor, em plena Primeira Guerra Mundial, e passa a viver de forma clandestina.
A única forma que ele encontra para voltar ao convívio social é mudando de identidade, assumindo o nome de Suzanne. Todas essas transformações, em plena década de 1910, acabam provocando uma série de conflitos e descobertas, tanto de ordem individual quanto coletiva.
Com inspiração em eventos reais, “Degenerado” é uma HQ de alto nível, acumulando o Prêmio da edição 2014 do Festival de Angoulême, na categoria Melhor Álbum; e o Grande Prêmio da Associação de Críticos e Jornalistas de Quadrinhos francesa, em 2013. Vale ressaltar, ainda o traço da autora. É uma verdadeira obra de arte!
Por Eduardo Menezes – Sujeito Literário
Gostou da resenha? Então te inscreve em nosso Canal no YouTube e nos acompanha no Instagram!



