Site dedicado ao incentivo à leitura, com publicações periódicas de conteúdo direcionado a livros de diferentes gêneros literários. Também estamos no YouTube, Facebook e Instagram. Responsável pela produção de conteúdo: jornalista Eduardo Menezes/ MTb 15966 DRT/RS
E-mail: sujeitoliterario@gmail.com
Quem faz o Sujeito Literário?
Eduardo Silveira de Menezes (Editor e produtor de conteúdo)

Olá! Sejam muito bem-vindos! Eu me chamo Eduardo Silveira de Menezes. Sou jornalista e, ao longo dos últimos 16 anos, atuo profissionalmente na área da comunicação comunitária e educativa.
Este site é um projeto pessoal, que venho amadurecendo há algum tempo, cujo objetivo é estimular a leitura e, consequentemente, a formação do pensamento crítico.
Motivação:
Neste espaço, apresento resenhas de todo tipo de literatura, convidando aqueles que se interessam pelos diferentes temas a trocarem ideias sobre livros e autores que nos constituem enquanto “sujeitos literários”. Espero, com isso, contribuir para que possamos fazer o movimento descrito por Platão, em “O Mito da Caverna”, iluminando uns aos outros em busca de autoconhecimento.
Formação:
Durante a minha trajetória acadêmica, conclui um mestrado em Ciências da Comunicação, na Unisinos, e um doutorado em Linguística, na UCPel. Também tive a oportunidade de lecionar, no curso de Jornalismo da UFPel, por duas vezes, onde intensifiquei meus estudos sobre economia política da comunicação e análise de discurso de corte pechêuxtiano.
Observação: todas as resenhas e análises de obras literárias, aqui expostas, são resultado da opinião de seus autores e não expressam, necessariamente, uma avaliação técnica.
Formando Sujeitos Literários (conteúdo semanal para o canal do YouTube)
Lucas Ramos de Menezes (produtor de conteúdo para o público infanto-juvenil)

O Luquinhas é meu filho. Ainda está engatinhando com a escrita e a leitura, mas é muito interessado em contar (e criar) histórias. Ele, certamente, é a razão e a maior motivação para tudo o que faço. Como parceiro em todas as empreitadas, esse cara esperto e criativo decidiu, por vontade e iniciativa própria, participar desse Projeto Literário. Da minha parte é só alegria e satisfação. Toda vez que ele se sentir interessado em dividir alguma dica de leitura com vocês (com ou sem spoiler) estará participando do canal Sujeito Literário.
Quanto à frequência dos seus vídeos para o Canal no YouTube, não vão seguir nenhuma regra. Deixo por conta dele e da sua vontade de participar. Portanto, os vídeos com a participação do Lucas seguirão uma demanda espontânea, sem qualquer tipo de exigência da minha parte.
Não deixem de conhecer essa figura. Te amo, filho!
Suporte Pedagógico
Elisiane de Menezes Velasque

Eu me chamo Elisiane, mas também sou conhecida como a mãe do Arthur, ou Tuio, de 12 anos, e da Maria Eduarda, ou Dudinha, de 8. Além disso, sou irmã do Eduardo (Dudu), idealizador desse Projeto lindo de incentivo à leitura, pelo qual eu estou realmente apaixonada e tia do Lucas – o Luquinhas -, de 5 anos; esse gurizinho, lindo, que vem dividindo suas primeiras impressões literárias com a gente, por meio da divulgação de obras maravilhosas da Literatura Infantil. Mesmo ainda no início, este movimento já está formando uma turminha bastante interessada nas dicas de livros, o que nos deixa muito contentes e conhecedores das nossas responsabilidades.
Como mãe sempre li para os meus filhos. Inventei e narrei as mais variadas histórias e, hoje, sinto que estou colhendo o resultado desse tempo – e carinho – dedicado aos meus filhos e à leitura. O Arthur e a Maria Eduarda são leitores assíduos, fazendo com que a apropriação da leitura, da escrita e da interpretação de texto se faça de uma forma natural. Com toda a certeza o hábito da leitura foi – e ainda é – de extrema importância para alcançarmos esse feito.
Sou Pedagoga, com formação em Educação Infantil, Séries Iniciais, Orientação e Supervisão Escolar. Atualmente, estou concluindo uma Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Além disso, trabalhei como Educadora, em ONGs, na formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; sendo que realizo trabalhos voluntários há 29 anos.
Apoio o Projeto Sujeito Literário porque foi pensado e idealizado pelo Eduardo com o brilhante objetivo de estimular a leitura e, por consequência, a formação do pensamento crítico. Na prática posso afirmar que ele está no caminho certo! Aproveitem esses momentos com seus filhos, alunos, consigo mesmos e com os livros! Façam da leitura um hábito de lazer! Permitam-se ser envolvidos pelo Sujeito Literário.
Adriane Leroá Irigonhé

Meu nome é Adriane Leroá Irigonhé (avó do Luquinhas). Sou pedagoga e atualmente, estou fazendo Pós-Graduação Neuropsicopedagogia e Neurociências aplicada à aprendizagem. Sou funcionária pública, da Prefeitura Municipal de Pelotas, e atuo como professora de educação infantil na EMEI Profa. Ivanir Dias. Pela minha experiência, na educação infantil, percebo que a hora do conto é algo mágico para as crianças e de suma importância para o desenvolvimento delas. O hábito da leitura é estimulado desde o berçário até o Pré II, incentivando o raciocínio lógico, a atenção, a imaginação, a cognição, a criatividade, entre outros.
Como parte da proposta do Projeto Sujeito Literário, resolvemos criar um espaço para a formação de novos leitores. Entendemos que a leitura é um hábito que, se criado desde a infância, certamente tem mais chances de permanecer para o resto da vida; além de ser muito importante para o desenvolvimento do intelecto e da imaginação.
Considerando a importância de avançar nesta proposta, contamos com a supervisão pedagógica de duas profissionais da área, que se somaram ao Projeto com o objetivo de qualificá-lo cada vez mais.