Escolhendo a próxima leitura…

É curioso o processo de escolha de uma nova leitura. Hoje gravei o vídeo sobre os 5 livros que li neste mês de julho e, agora, entro em um novo processo de escolha. Aliás, o vídeo sobre as minhas últimas leituras vai sair no canal, nesta quinta, às 19h.

Pego um livro, leio um pouco. Gosto, mas resolvo folhear outro e outro e mais outro. Folheio, cheiro, largo. Ainda não decidi.

Acabo de ler um livro de não ficção – ótimo, por sinal – sobre a História da América Latina, no qual já estou trabalhando para a produção da resenha, então penso que, talvez, devesse priorizar algum romance, mas acaba saltando aos olhos um livro do Alberto Manguel que eu quero ler faz tempo e adquiri recentemente.

Livros que falam sobre livros são viciantes para quem gosta de ler. Inclusive, umas das minhas última leituras foi O Vício dos Livros, do português Afonso Cruz, que já está resenhado para o canal.

As pessoas falam em “ressaca literária “. Não sei o que é isso. Se estou lendo, estou bem. Mas se não leio, entro em processo de abstinência.

Esse ano acredito que estou conseguindo fazer algo que nunca consegui: conciliar leituras de ficção e não ficção, sem deixar de fazer leituras profundas em ambos os casos. Não existe leitura melhor ou pior, mas existe a leitura sempre em um processo ativo de transformação de cada um de nós, mesmo quando estamos lendo para relaxar.

Não se enganem. A escolha nunca é apenas do leitor. Tenho percebido que os livros também nos escolhem. E é justamente esse momento de intervalo entre a próxima leitura e a que acabamos de finalizar que nos faz perceber que uma vida basta, sim. Porque mesmo que não possamos ler tudo o que gostaríamos de ler, devemos fazer de cada leitura única e íntima, sem pressa para concluí-la e, se possível, homenageando quem nos possibilitou essa imersão profunda nas palavras com algum retorno sobre a leitura que fizemos. Assim devolvemos, pela interpretação da obra, algo de propositivo para a sociedade.

É isso que procuro fazer. Vou seguir fazendo, mas, antes de seguir para a próxima história, vou abrir vários livros, aqui, como quem abre passagens para mundos infinitos, muitos ainda desconhecidos…

Deixe um comentário