Este site/blog faz parte de um projeto maior, que teve início no dia 21 de junho de 2021, quando, ao lado do meu filho Lucas, hoje com 9 anos, decidi falar sobre literatura na internet.
Eram tempos difíceis, com a Pandemia nos mantendo enclausurados a maior parte do tempo, mas a Literatura nos fez viajar por diferentes espaços, tempos e lugares. Leituras em conjunto, de forma descontraída, transformaram-se em videos que passaram a ser publicados no YouTube e, postariormente, transformaram-se no quadro Formando Sujeitos Literários, no canal que, recentemente, completou 4 anos de atividades – o Sujeito Literário.
Nesse tempo, diversas razões pessoais e profissionais nos impediram de avançar da forma como gostartaríamos e este espaço de escrita, em especial, acabou deixando de ser atualizado como deveria. Nossa produção de conteúdos acabou se limintando para um vídeo por semana, no YouTube, e resenhas escritas, sobretudo, para a conta do Instagram e para este site/blog.
Nesta segunda metade do ano de 2025, isso começa a mudar. A partir de hoje, 23 de junho, estarei me dedicando de forma prioritária a todas as ferramentas que compõem o Sujeito Literário, com a manutenção e retomada de uma série de atividades já em andamento e o incremento de novas ideias, tanto para o âmbito digital quanto, futuramente, para os ambientes off-line. Caso você goste de conteúdos voltados à literatura, escrita e leitura te convido a nos acompanhar.
É importante dizer que, aqui, nos propomos a tratar de diversos temas que advem da leitura crítica – e atenta – dos mais importantes acontecimentos que estamos vivenciando na arte e na cutura de modo geral. Somos conscientes de que tudo que acontece no mundo afeta, direta ou indiretamente, não apenas o ato de ler, mas também o nosso modo de estar no mundo e, portanto, de nos relacionarmos e buscarmos prazer por meio da leitura.
Acompanhe o Sujeito Literário:
Canal do YouTube:
Perfil no Instagram:
Perfil no Facebook: ACESSE AQUI!

Perfil no Tik Tok: