Pode parar de procurar a tua próxima leitura. Que livro foda! Tem tanto autor nacional, contemporâneo, mandando bem, que fica difícil acompanhar.
Ontem faltava umas 100 páginas para eu concluir essa leitura. Só me sobrou a noite pra ler, que é o tempo que geralmente encontro, mas já bem cansado. Achei que leria algumas páginas. Acontece que quando entra na reta final de Os Supridores tu não larga. Acabou o sono. Li tudo e fiquei um bom tempo, sem dormir, refletindo sobre as provocações do autor, @jzfalero
Já morei em Porto Alegre, quando fiz meu mestrado, e deu pra conhecer um pouco da cidade, ainda mais que eu sempre estive inserido no universo da comunicação comunitária.
A periferia de Porto é o cenário dessa trama, aparentemente simples, que nos apresenta os amigos Pedro e Marques, supridores de um supermercado, que, cansados da exploração e da vida de merda que foi imposta a eles, desde pequenos, decidem que precisam melhorar de vida. Pedro – o cabeça da dupla – bola um plano para que eles passassem a vender maconha, já que o tráfico da região não se importava muito com a erva, dando preferência pela venda de drogas mais pesadas.
Essa é só a “ponta” dessa trama pesadíssima, que passa como um trator por cima de discursos falsos em defesa, por exemplo, da meritocracia, num país como o Brasil, marcado pela desigualdade social.
Cheio de sacadas importantes, retoma conceitos marxistas, como a mais-valia, e os explica sem o ranço dos que se consideram “intelectuais”. Mescla gírias, linguagem coloquial e crítica social de alta qualidade, nos deixando vidrados da primeira à última página.
Da ficção, com Dom Quixote e Sancho Pança, passando pela economia política, com Marx e Engels, precisamos ouvir o que “Pedro e Marques” têm a nos dizer. Eles ecoam as vozes dos personagens da vida real, dessa sociedade injusta, que invisibiliza as vozes da periferia porque não quer reconhecer seus privilégios e encarar a vida como ela é, antes de cagar regra e apontar o dedo para quem não nasceu com uma condição social que tenha lhe conferido o título de “cidadão de bem”.
Em breve resenha no canal do YouTube! Salve a @todavialivros por mais essa obra!
Já conhece o nosso canal? Te inscreve por lá e fica por dentro das nossas atualizações de vídeo: