Da vida nas ruas ao teto dos livros, de Clarice Fortunato

Hoje queremos te indicar a leitura do livro “Da vida nas ruas ao teto dos Livros”, de Clarice Fortunato. Conforme a definição da própria autora, trata-se de uma autobiografia ficcionalizada, por onde o leitor é convidado a acompanhar, de perto, toda a trajetória desta mulher negra, periférica, ex-moradora de rua, vítima de preconceito, exclusão e violência, que, hoje, é professora e Doutora em Literatura, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Quando Clarice fala, tantas outras mulheres negras falam por/ e com ela. Vislumbramos uma polifonia ancestral, que remete ao período da escravidão, no Brasil, chegando até experiências de vida correlatas, como as de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo.

A história é (re)construída a partir das memórias de Clarice, desde a sua infância, no interior do Paraná, passando pela vida nas ruas, acompanhada da sua mãe, que ficou cega, até o momento em que a autora consegue ingressar na universidade e concluir os seus estudos.

Nesse trajeto, o leitor não consegue ficar indiferente. Torna-se testemunha do relato. É convidado a assumir sua responsabilidade diante de uma história de vida que remete a tantas outras que, ainda hoje, não tiveram a oportunidade de serem descobertas.

É uma experiência literária única, que vai abordar temas como a exclusão, a violência contra a mulher (em todas as suas mais diferentes formas), o preconceito racial e o machismo, além de desfazer, por completo, o mito da meritocracia.

Quer saber mais? Acompanhe o vídeo sobre a obra que já está no nosso canal no YouTube:

Por Eduardo Menezes – Sujeito Literário

Gosta do nosso conteúdo? Então te inscreve em nosso Canal no YouTube e nos acompanha no Instagram!

Deixe um comentário