Quem ouve falar de IT – a Coisa fica com uma imagem de que se trata de “uma história de terror, que envolve um palhaço”, mas não é somente isso. Vai muito além. Esse livro fala de medos? Sim. Mas não de forma fantasiosa e irrealista. Fala dos medos reais. Dos dramas reais. E, sobretudo, das formas que, desde a infância, aprendemos a dar para os medos.
Sete personagens principais sendo acompanhados da infância até a vida adulta, de forma tão detalhada que, ao final, parece que os conhecemos e são reais. Situações humanas a serem enfrentadas por mais medo que possam causar. Suas marcas! Suas consequências! Lealdade! Sonhos! Memória! O que é a realidade?
É um livro que trata de diversas formas de violências, abusos, intolerâncias e preconceitos (machismo, racismo, antissemitismo, aversão a pessoas fora dos “padrões”, sobretudo aos que são gordos). Mas também é um livro sobre a importância e o valor da amizade verdadeira, da coragem de enfrentar os nossos piores medos e da esperança de superá-los.
Terceiro livro do Stephen King que li ano passado e, certamente, o melhor! Foi uma leitura que não consegui largar, devorando esse calhamaço de mais de 1.100 páginas em apenas 15 dias.
Convido vocês a conferirem a resenha do livro em nosso canal no YouTube! Aproveita e te inscreve lá para não perder nenhum dos nossos conteúdos:
Abraços a todos e boas leituras!
Por Eduardo Menezes