Aqui, de Richard Mcguire (sem spoiler)

Ao ler esse quadrinho, de Richard McGuire, fiquei com a sensação de que não vai haver nada parecido que eu possa encontrar do gênero. O cara foi aluno de ninguém menos que Art Spielgeman, criador de Maus, então só poderia se esperar coisa boa, mas foi além da expectativa.

Sabe quando a gente acorda com aquela sensação de não saber onde estamos? Talvez esse sentimento seja o que de mais real existe entre tudo o que estamos experimentando bem agora. A narrativa não linear, desta história, nos mostra o que é, foi e será o “AQUI”. E provoca um questionamento: como apenas um canto de uma casa pode conter tanta energia, simbolismo, experiências e significado?

A gente não para para pensar sobre isso! Esse espacinho físico em que você está, nesse exato momento, manuseando seu celular, tablet ou computador, possui bilhões de anos de vivências e experiências únicas. São situações que aconteceram bem aí, onde você está, e tantas outras que, futuramente, virão a acontecer. Afinal, o que é o tempo? O que é “para sempre”? O que é o “estamos aqui”? O que é o “aqui” ?

A ideia de utilizar um mesmo cenário, com quadradinhos expressando acontecimentos, de forma simultânea, em diferentes momentos da história, neste mesmo e único espaço, é genial. Onde estamos, afinal? Tudo por “aqui” é transitório! Troca de afetos, brigas, discussões, acidentes, perdas, brincadeiras… tudo, na vida, é um instante. Um lapso de tempo. Uma experiência única e impossível de ser revivida outra vez…

Por: Eduardo Menezes – Sujeito Literário

Gostou desse conteúdo? Então te inscreve em nosso Canal no YouTube e nos acompanha no Instagram!

Deixe um comentário